Fomento à Associação de Agentes Ambientais em Itaú de Minas (MG): gestão organizacional e políticas públicas em prol da reciclagem
Sobre o Projeto
Desde 2019, o Instituto Terroá, em parceria com o Instituto Votorantim e a Votorantim Cimentos, tem apoiado o desenvolvimento da Associação dos Agentes Ambientais de Itaú de Minas (AAGAIM). O foco do projeto foi fortalecer a gestão organizacional e a implementação de políticas públicas voltadas para a reciclagem. Inicialmente, a associação passou por uma fase de incubação, com assessorias para aprimorar sua gestão produtiva, comercial, financeira e de relacionamento com atores externos, como governos e empresas.
Entre os marcos do projeto, destaca-se a cessão oficial do espaço da Usina de Triagem e Compostagem (UTC) para a AAGAIM e o aumento da renda média dos associados, que dobrou desde o início do projeto. O Instituto Terroá também auxiliou a associação na criação de planos de negócios, permitindo que o grupo acessasse investimentos em máquinas e equipamentos necessários para a ampliação de suas atividades, por meio do Programa ReDes.
Frentes de atuação
Economia justa e inclusiva
Programa
Co-Labora
Tecnologias
e abordagens
Método Co-Labora
Escala de Maturidade
Microfinanças e capital semente
Destaques
- Incubação inicial da AAGAIM Com assessorias em diversas áreas de gestão.
- Cessão oficial Do espaço da Usina de Triagem e Compostagem (UTC).
- Aumento Da renda média dos associados, de R$ 473,38 para R$ 1000.
- Implementação De um Plano de Negócios para estruturação da associação.
- Aquisição de novas prensas e EPIs Com melhorias no processamento de resíduos.
- Realização de atividades De educação ambiental com agentes públicos e apoio à reimplantação da coleta seletiva no município.