Alavancas para economias comunitárias inclusivas no Amapá

Sobre o Projeto

Desde 2018, a estratégia "Alavancas para economias comunitárias mais inclusivas no Amapá" apoia o desenvolvimento de organizações de base nos territórios do Bailique e Beira Amazonas, no estado do Amapá, promovendo o fortalecimento de economias comunitárias e inclusivas. Com o suporte de diversos financiadores e projetos ao longo dos anos, o Instituto Terroá buscou fortalecer o desenvolvimento organizacional da Cooperativa Amazonbai, especialmente à partir das certificações socioambientais, rastreabilidade, o fortalecimento da educação no campo e demais ações integradas para o desenvolvimento territorial.

Diversas metodologias e tecnologias sociais foram implementadas ao longo dos anos, como a Régua do Desenvolvimento Territorial Sustentável (RDTS), o Sistema Integrado de Certificações (SIC), um sistema digitalizado de rastreabilidade, as Escalas de Maturidade, tanto para negócios inclusivos da sociobiodiversidade, quanto para escolas do campo.

Frentes de atuação

Territórios engajados e sustentáveis

Programa

Terrarium

Tecnologias
e abordagens

7 passos para o Desenvolvimento Territorial

Régua do Desenvolvimento Territorial Sustentável (RDTS)

Método Co-Labora

Escala de Maturidade

ConfiaProd

Sistema Integrado de Certificações (SIC)

Protocolos comunitários de consulta

Microfinanças e capital semente

Hortas Agroecológicas Comunitárias e Quintais Produtivos

Destaques

  • Rastreabilidade: Foi implementado um sistema digital de rastreamento com painel de gestão, permitindo 100% de rastreabilidade em toda a cadeia de valor do açaí para a Amazonbai.
  • Certificações Orgânica e FSC: Suporte contínuo à cooperativa na adequação e manutenção dessas certificações.
  • Gestão organizacional: Aplicação por 5 anos consecutivos da Escala de Maturidade para Empreendimentos da Sociobiodiversidade, que a partir de nove dimensões identifica desafios e oportunidades para o fortalecimento da cooperativa e subsidiam seus planos de ação.
  • Fortalecimento da educação no campo: Apoio à Escola Família Agroecológica do Macacoari, ativando seus laboratórios pedagógicos, com planos de negócios elaborados de forma participativa.
  • Monitoramento territorial e avaliação de impactos: o Terroá coordenou diagnósticos territoriais multidimensionais, baseados na tecnologia (RDTS), com o objetivo de subsidiar ações estratégicas e cooperativas entre diversos parceiros, realizando o monitoramento de resultados e impactos.