Fortalecimento da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância na Amazônia

Sobre o Projeto

Desde 2018, o Instituto Terroá tem atuado para fortalecer a educação do campo e a pedagogia da alternância em territórios rurais do estado do Amapá, como uma estratégia para fomentar uma educação de qualidade, promover a justiça climática e o desenvolvimento comunitário sustentável. O foco está em consolidar as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) como organizações autônomas, integrando processos de gestão e pedagógicos que reflitam as necessidades das comunidades locais. Além de promover a maturidade organizacional das EFAs, a iniciativa também visa a autonomia das associações-escola para interlocução com o poder público e financiadores, ampliando o acesso a recursos e fortalecendo a sustentabilidade das escolas.

Frentes de atuação

Educação cidadã e inovação política

Programa

Escolas da Floresta

Tecnologias
e abordagens

Método Co-Labora
Escala de Maturidade
Microfinanças e capital semente
Hortas Agroecológicas Comunitárias e Quintais Produtivos
Pesquisa-Ação Participativa (PAP)




Destaques

  • Assessorias técnicas Suporte para acesso a políticas públicas e fomento das EFAs, fortalecendo o modelo de gestão e a pedagogia da alternância.
  • Laboratórios pedagógicos Ativação de três laboratórios produtivos na Escola Familiar Agroecológica do Macacoari (EFAM), com foco em açaí, peixe e frango, que apoiam a sustentabilidade financeira e educacional das escolas.
  • Mapeamento de recursos Desenvolvimento de estudo sobre o acesso a financiamentos públicos e privados para as EFAs, com recomendações para ampliar a gestão administrativa e financeira dessas escolas.
  • Fortalecimento da maturidade organizaciona Aplicação Escala de Maturidade para Escolas do Campo, que a partir de diversas dimensões identifica desafios e oportunidades prioritárias, com o objetivo de subsidiar seus planos de ação.