Educação na Floresta
Sobre o Projeto
O programa é voltado ao fortalecimento de escolas do campo e da floresta, como as Escolas Família Agroextrativistas (EFAs) ou Casas Familiares Rurais (CFRs), bem como a da educação contextualizada para jovens, promovendo o desenvolvimento sustentável, justiça climática e fortalecimento da economia local. Por meio de práticas educacionais inovadoras e conectadas à realidade dos territórios, busca apoiar as escolas enquanto pólos de desenvolvimento comunitário, integrando práticas agroecológicas e preservação cultural.
Objetivo
Promover a educação contextualizada e o fortalecimento das escolas da floresta como centros de desenvolvimento comunitário e territorial, promovendo uma educação de qualidade nas comunidades da Amazônia e outros biomas brasileiros.
Principais Atividades
- Fortalecimento das escolas Assessoria e capacitação em gestão e pedagogia da alternância para garantir a autonomia e sustentabilidade das escolas.
- Laboratórios Pedagógicos Produtivos Implementação de unidades produtivas de açaí, piscicultura, horticultura e outras cadeias locais, integrando educação e prática.
- Educação e Acesso a Políticas Públicas Formação de educadores e lideranças locais para acesso a políticas públicas e recursos que fortaleçam as EFAs/ CFRs.
- Articulação em Rede Promoção de parcerias e redes de colaboração para troca de experiências e fortalecimento do movimento de educação do campo.
- Inovação e Sustentabilidade Desenvolvimento de tecnologias sociais que integrem práticas agroecológicas e educação para a sustentabilidade e justiça climática.
Resultados que tem sido conquistados
Resultados Esperados
- Aumento da capacidade de gestão e autonomia das escolas.
- Implementação de laboratórios pedagógicos produtivos integrados ao currículo escolar.
- Fortalecimento da conexão entre escolas e comunidades para práticas agroecológicas e desenvolvimento sustentável.
- Maior acesso a políticas públicas e recursos financeiros para as escolas e associações escolares.